Apresentação


A ANEFA foi constituída em Junho de 1989, então com a designação de Associação Nacional de Empreiteiros Florestais e Agrícolas, aglutinando micro e pequenas empresas de prestação de serviços, quer em nome individual quer colectivo. Nesta primeira fase, assumiam particular destaque as empresas de empreiteiros e de alugadores de máquinas sobretudo ligadas às operações de arborização e construção e beneficiação de infra-estruturas agrárias.

Já no início de 1995, face à expansão de algumas associadas e à adesão de novas empresas, associa à execução de trabalhos florestais e agrícolas a componente dos serviços técnicos, nas vertentes de elaboração de estudos e de projectos de investimento, bem como dos serviços de consultoria e assessoria técnica a agricultores e proprietários florestais.

Em Setembro de 1997, a ANEFA passa oficialmente a possuir a designação de Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, passando a aglutinar os interesses de um vasto conjunto de empresas, quer de serviços técnicos, quer de produção de plantas (viveiristas) e de trabalhos florestais, agrícolas e de espaços verdes e jardinagem em todas as fases do ciclo produtivo, englobando ainda a transformação e comercialização de produtos agrários.

Em Junho de 2016, a APEV – Associação Portuguesa de Espaços Verdes, une-se a ANEFA, passando esta a ser o único representante em Portugal do sector dos Espaços Verdes.

Com impacte nos sectores que representa a nível nacional, a ANEFA mantém desde 1989 uma presença assídua em diferentes grupos de trabalho e junto das Instituições Oficiais, a nível nacional e no estrangeiro, facto que lhe tem proporcionado intervir nas principais questões que respeitam às suas áreas de intervenção, quer em defesa dos interesses das empresas suas associadas quer da Agricultura, Florestas e do Ambiente.

A ANEFA, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente criou esta página como cartão-de-visita da única organização nacional representativa das empresas de prestação de serviços nos sectores florestal, agrícola, e dos espaços verdes.

Aqui poderá ficar a conhecer quem somos, quais os nossos objectivos e as actividades que desenvolvemos em prol da Agricultura, das Florestas, do Ordenamento do Território, dos Espaços Verdes e do Desenvolvimento Sustentável do Mundo Rural.

Pode ainda entrar em contacto com as empresas associadas, quer para consulta ou assessoria técnica, na elaboração de estudos técnico-financeiros e de projectos de investimento, quer para a aquisição de plantas de viveiro, para a execução de obras em infra-estruturas ou de instalação e condução de culturas, para a contratação de levantamentos topográficos e elaboração de cartografia, e para a comercialização dos produtos da sua exploração agrícola e florestal ou a prestação de outros serviços associados aos sectores representados pela ANEFA.

No final da sua visita não deixe de nos expressar a sua opinião, bem como eventuais sugestões e propostas para a melhoria deste site, o que muito agradecemos.

Estamos igualmente disponíveis para esclarecimentos adicionais, bem como para a resposta a pedidos de informações ou de documentação, sempre que disponível.

 

CORPOS Sociais

 

Mesa da Assembleia Geral

Presidente
Unimadeiras S.A.  –  António Loureiro

Vice-Presidente
Viveiros Sto.Isidro –  Isabel Almeida

Secretário
Abastena S.A.  –  Manuel Martins

 

Direcção

Presidente
Forestfin, Lda  –  Pedro Serra Ramos
Vice-Presidente
Igal, Lda  –  Filipe Roque
Tesoureiro
Gestiverde, Lda  –  José Luís André
Vogal
Silviland, Lda  –  José Gomes Aires
Vogal
Florestas Sustentáveis, Lda - Manuel Luís

 

Conselho Fiscal

Presidente
Consagri  –  Gonçalo Potier Dias
1º Vogal
O Trevo, Lda –  Daniel Montes
2º Vogal
Micoflora, Lda  –  Maria Bagulho

 

 

Documentos

 

Estatutos da ANEFA

 

Representatividade & Cooperação

A ANEFA representa um universo de micro, pequenas e médias empresas de serviços, com um volume de emprego correspondente a cerca de 9.000 postos de trabalho permanente e um volume de negócios anual superior a 500 milhões de euros.

Enquanto associação patronal, a ANEFA subscreve com o SETAA - Sindicato da Agricultura Alimentação e Florestas a convenção colectiva de trabalho (CCT) que vincula a actividade das empresas nela associadas. Tal convenção é posteriormente objecto de extensão às relações de trabalho estabelecidas entre entidades patronais não inscritas na ANEFA, que, na área de aplicação da CCT exerçam a actividade económica por esta abrangida e os trabalhadores ao seu serviço nas profissões aí previstas.

Na qualidade de representante dos interesses de um vasto conjunto de empresas dos sectores florestal, agrícola e do ambiente, a ANEFA está hoje envolvida nos trabalhos de múltiplos Conselhos, Comissões, Grupos de Trabalho, no âmbito do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, do Ministério da Economia e do Trabalho. São exemplo a participação no Conselho Florestal Nacional, no Conselho Consultivo para a Fitossanidade Florestal, na Comissão Consultiva da Mecanização Agrária, na ACT através da cooperação em actividades de prevenção de acidentes de trabalhão, entre outras.

Com assento na CAOF – Comissão de Acompanhamento das Operações Florestais, que tem por missão permanente o estudo e actualização dos custos e tempos de trabalho para a elaboração de matrizes de referência, das diversas operações florestais, desde a arborização, manutenção e condução dos povoamentos, até à exploração florestal, a ANEFA colabora com o ICNF, o IFAP, a FORESTIS e a FENAFLORESTA.

Tem ainda participação activa nas reuniões plenárias da Comissão Técnica 145 – Gestão Florestal Sustentável, fazendo parte da Subcomissão PEFC ™ (Programme for the Endorsement of Forest Certification) para Portugal e da Subcomissão FSC® (Forest Stewardship Council) e respectivas subcomissões e Grupos de Trabalho.

A ANEFA desenvolve igualmente relações muito próximas com os demais representantes dos agentes económicos envolvidos nos sectores da agricultura, florestas, desenvolvimento rural e ambiente.

Associada da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a ANEFA é parceira de outras Associações da fileira florestal, nomeadamente da CELPA – Associação da Indústria Papeleira, da AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, etc.

No plano externo, a ANEFA é membro de Direcção da ENFE - Rede Europeia de Empresários Florestais e filiada na EFNA – Associação Europeia de Viveiristas Florestais e da CEETTAR - Confederação Europeia das Empresas Técnicas de Trabalhos Agrícolas e Rurais.