Mar
22
to Mar 24

EXPOJARDIM

A Expojardim ganha força e com um novo formato ruma a Lisboa! Venha connosco! Participe! Não perca esta oportunidade pois a Expojardim passa a ser bienal e só voltará em 2021!

De 22 a 24 de Março de 2019 iremos reunir, na FIL - Lisboa, uma grande diversidade de equipamentos, produtos e serviços relacionados com o setor:

Equipamentos, Máquinas, Ferramentas e Acessórios para Jardins, Relva; Sistemas de rega e de gestão de água; Estudo, Projetos, Execução e Manutenção de Jardins, Vedações; Redes;  Estufas; Piscinas; Acessórios e produtos para Tratamento de Piscinas; Toldos e Coberturas; Plantas; Flores; Sementes; Adubos/ Fertilizantes, Vasos, Embalagens; Viveiros de Plantas Ornamentais; Mobiliário de jardim; Iluminação exterior; Barbecues e acessórios; Pavimentos de exterior; Casas de madeira; Máquinas de limpeza; Controlo de pragas; entre outros.

View Event →
Mar
24
11:00 AM11:00

4ª edição da COLMEL - Feira de Apicultura // 24 Março // COLMEIAS - Leiria

cartazcolmel2019.jpg

No próximo Domingo, dia 24 de Março, o Pavilhão Gimnodesportivo de Colmeias (Leiria) volta a receber,a partir das 11h, mais uma edição da COLMEL, uma das feiras apícolas portuguesas mais dedicadas e animadas quer para o público quer para os apicultores vindos de todo o país que por lá aproveitam para se reunir e partilhar experiências e conhecimento.

View Event →

Mar
13
2:00 PM14:00

Workshop BIOTECFOR - Máquinas e Alfaias Florestais

O INESC TEC realizará o Workshop BIOTECFOR - Máquinas e Alfaias Florestais, destinado ao debate do seguinte tema: necessidades e desejos de inovação nas máquinas e alfaias dedicadas à limpeza florestal e recolha de biomassa.

Este workshop junta os principais e mais relevantes Fabricantes de Alfaias/Maquinaria Florestal (Portugal e Galiza), Prestadores de serviços florestais (Portugal e Galiza) e Associações do Sector (Forestis e AFG) com o objectivo de promover a inovação nas máquinas/alfaias florestais no sentido de alcançarmos no sector:

- Ferramentas e tecnologias inovadoras para novos aproveitamentos e valorização dos recursos florestais

- Uma gestão sustentável dos espaços florestais, induzindo a uma maior rentabilidade da atividade florestal e uma diminuição dos riscos de incêndio associados

View Event →
Feb
25
to Feb 27

SISAB Portugal

O SISAB PORTUGAL é considerado a maior plataforma do mundo de negócios na fileira agroalimentar.
Sendo um espaço onde as empresas nacionais encontram os mais importantes importadores da indústria agroalimentar dos cinco continentes.

View Event →
Feb
23
to Mar 3

Salon International de l´Agriculture 2019

  • Salon International de l´Agriculture (map)
  • Google Calendar ICS

A Feira Anual Internacional da Agricultura, é a oportunidade para reunir os diferentes setores da atividade agrícola e conectá-los com um público variado. Salon Annuel International de l´Agriculture é o primeiro fórum de intercâmbio e diálogo entre o campo e a cidade. A feira surpreende pela variedade de animais, a qualidade de seus produtos da terra e a originalidade de suas especialidades culinárias. Os temas principais da Feira Internacional da Agricultura são: Animais, Produtos e Natureza Viva.

View Event →
Feb
22
to Feb 23

1ª Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones

  • A MOAGEM – CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES (map)
  • Google Calendar ICS

A preservação das raças autóctones é vital para a defesa dos ecossistemas agrários, permitindo uma utilização mais eficiente dos recursos locais e regionais, tanto genéticos como produtivos, contribuindo para a manutenção de sistemas de produção sustentáveis (porque são consumidores de carbono e reciclam subprodutos agrícolas que dificilmente teriam outros aproveitamentos) e para a fixação das populações rurais. É igualmente importante referir a questão da conservação das identidades genómicas, fruto de sedimentações adaptativas milenares, uma vez que cerca de metade das diferenças genéticas são únicas para cada raça e a outra metade é comum a todas as raças da mesma espécie.

View Event →
Feb
14
10:00 AM10:00

Seminário: "Requalificação de linhas de água na exploração agrícola = + VALOR"

No próximo dia 14/fevereiro venha assistir ao Seminário organizado pelo TREVO e EDIA "Requalificação de Linhas de Água na Exploração Agrícola = +Valor"

Numa altura em que muito se debatem os impactos da intensificação da agricultura, surge a necessidade de reconsiderar, refletir e criar novas formas de intervir nas linhas de água das explorações agrícolas , conciliando as mais valias de escoamento e drenagem com a preservação da paisagem e biodiversidade.

- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo  Trevo e EDIA na implementação de um projeto de requalificação de uma linha de água num pomar de regadio.

Mesa redonda com especialistas para debater diferentes visões -  “A multifuncionalidade das linhas de água em espaço agrícola: Benefícios económicos, sociais e ambientais”.

Inscrição é gratuita mas obrigatória no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdrIbPwpV55b3RQ2uRkydF_fZZqBgxoFv6nf_Qo07kD7Tr7EQ/viewform

View Event →
Feb
6
1:00 AM01:00

Seminário "PROTECÇÃO DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E DAS DENOMINAÇÕES DE ORIGEM"

  • CNEMA - Centro Nacional de Exposições (map)
  • Google Calendar ICS

As Indicações Geográficas (IGs) dos produtos agro-alimentares, dos vinhos e das bebidas espirituosas são figuras centrais da Política Agrícola Europeia, face ao papel que têm nas exportações da União, ao potencial económico que representam e por serem ferramentas indispensáveis de desenvolvimento e de sustentabilidade do meio rural e do ambiente.

Referidas em todos os Tratados Comerciais da União, objecto de disputas comerciais e jurídicas importantes, figuras centrais de Sentenças do Supremo Tribunal de Justiça da UE, vítimas de fraudes que atingem os milhões de euros, inseridas em bases de dados para prevenir as fraudes e dotar as polícias e as alfândegas de informação necessária, a protecção jurídica e prática de que gozam as IGs ainda é pouco conhecida em Portugal.

Por estas razões, a Associação QUALIFICA / oriGIn Portugal, em colaboração com o Movimento Internacional oriGIn - Organization for an International Geographical Indications Network, organiza, no dia 6 de Fevereiro de 2019, no CNEMA em Santarém, um Seminário dedicado ao tema “PROTECÇÃO DAS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E DAS DENOMINAÇÕES DE ORIGEM”

O PROGRAMA e o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO estão disponíveis, através do link:

https://qualificaportugal.pt/seminario-proteccao-das-indicacoes-geograficas-e-das-denominacoes-de-origem/

View Event →
Oct
19
10:00 AM10:00

II Jornadas de Jardinagem Galaico-Portuguesas com o apoio da ANEFA

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal (AECT), a Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) de Portugal, e a Associação Galega de Empresas de Xardinería (Agaexar) organizam as II Jornadas de Jardinagem Galaico-Portuguesas

O evento decorrerá no Hotel Oca Vila de Allariz. Allariz (Ourense -Espanha) no dia 19 de Outubro de 2018.

Pode consultar o programa aqui.

O tema deste ano é: Paredes verticais e telhados do jardim.

O workshop é gratuito, devido ao número de lugares limitados é necessário efectuar a inscrição.

Mais informamos que se existir um número suficiente de inscritos poderá ser organizado um transporte gratuito conjunto em autocarro a partir do Porto e a regressar no mesmo dia.

As inscrições poderão ser efectuadas para o e-mail até ao dia 18 de Outubro para mila.cardoso@anefa.pt, com a indicação de: nome, entidade, contacto de e-mail e se pretende usufruir do transporte em autocarro a partir do Porto.

View Event →
Jun
2
to Jun 10

Feira Nacional da Agricultura

55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo realça “Olival e Azeite”

A 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo decorre de 2 a 10 de Junho de 2018 no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, cuja temática vai incidir no "Olival e Azeite".

Este ano realce para o “World Olive Oil Summit” que contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais da fileira do azeite e que engloba o “Concurso Nacional de Azeites”, o “Congresso Nacional de Azeite”, o “Simpósio Nacional de Olivicultura”, uma “Exposição de Azeites Premiados”, “Exposições de Pintura e Fotografia”, ações de “Show Cooking” para adultos e crianças e ainda a exibição de filmes alusivos ao tema.

Paralelamente, a Feira Nacional de Agricultura recebe um ciclo de seminários e colóquios que decorre nos dias úteis e que constituirá um importante polo de debate e discussão dos principais temas agrícolas.

A zona de maquinaria agrícola será um espaço privilegiado de promoção e de demonstração, mas outras áreas representadas na feira como os equipamentos, as associações e cooperativas agrícolas, o artesanato, a venda comercial diversa ou a já tradicional zona gastronómica permitirão agradar aos vários tipos de público que visita a Feira.

Os melhores produtos agro-alimentares estarão em destaque no Salão Prazer de Provar, iniciativa que voltará a privilegiar acções dirigidas a produtores, consumidores e profissionais com relevo para a área dedicada aos vencedores dos Concursos Nacionais de produtos portugueses.

Paralelamente, decorrerá mais uma edição da Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.

A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, apresenta-se, assim, como um espaço privilegiado de contactos e negócios, além de ser uma oportunidade para as empresas promoverem os seus produtos ou os seus serviços. A presença no evento é garantia de uma ótima visibilidade como o comprovam os milhares visitantes, a visita dos principais responsáveis políticos e a notoriedade mediática que o certame oferece.

View Event →
Mar
9
to Mar 11

EXPOJARDIM

FRUTITEC/EXPOJARDIM/IBEROPRAGAS: Fruticultura e jardinagem florescem em edições renovadas em 2018

O melhor da fruticultura e jardinagem estão de regresso à Exposalão, em mais uma edição das feiras FRUTITEC/HORTITEC e EXPOJARDIM, que decorrem de 9 a 11 de março, em paralelo com a IBEROPRAGAS. Uma vez mais, o Centro de Exposições da Batalha alia-se a estes importantes setores cujo assinável crescimento nos últimos anos, se tem traduzido num importante valor acrescentado na economia do país.

No caso da floricultura, trata-se de um setor caracterizado pela dinâmica e crescimento: em 2016, apresentou um volume de negócios anual de 457 milhões de euros, com o valor das exportações a ascender a cerca de 73 milhões de euros.

O jardim assume, hoje em dia, um valor associado a modernidade que não tinha no passado. Um dos exemplos são os jardins e a flora nos espaços públicos. São, de facto, o 'cartão' de visita dos povoamentos e se não existirem ou não forem cuidados, tal é associado a uma imagem de insensibilidade ou falta de cultura das gestões municipais. O mesmo se passa nas habitações onde, até há poucas décadas, era rara a importância dada aos jardins que, hoje em dia, são uma das prioridades dos moradores.

A EXPOJARDIM, tem acompanhado de perto, nos últimos anos, todas as alterações do setor da jardinagem e confirma o seu sucesso, realizando a sua 20ª edição em 2018. A feira, uma mostra de plantas, flores, mobiliário urbano e de jardim, piscinas, equipamentos, máquinas e acessórios para jardinagem, tem-se pautado por uma crescente evolução e destaca-se por ser palco de novidades e espaço privilegiado de contacto entre expositores e um vasto público profissional que visita a feira, num ambiente que respira novidades, desafios e oportunidades de negócio.

Fruticultura em crescimento

A fruticultura e horticultura têm sido exemplo de um importante crescimento, nos últimos anos. As exportações deste setor têm tido um desempenho notável. Em 2014, por exemplo, passaram os mil milhões de euros, têm mantido um crescimento assinalável, projetando-se que, em 2020, possa atingir os 2.000 milhões de euros. Para isso, em muito tem contribuído a tecnologia, que, aplicada às várias fases da produção, desde a rega, a conservação da fruta, a biotecnologia ou a robótica, tem sido determinante para criar vantagens competitivas

É neste contexto que surge a 6ª edição da FRUTITEC/HORTITEC, salão profissional de máquinas, equipamentos, produtos e tecnologia para a fruticultura e horticultura. Destaca-se pela forte presença de mecanização agrária e apresenta também as mais recentes novidades em inovação e tecnologia para as hortofrutícolas, que permitem aos profissionais do setor aumentar a sua produção e reduzir custos.

Em paralelo, decorre a IBEROPRAGAS que, nesta que é a 4ª edição, solidifica o seu papel de relevo no desempenho e no sucesso da EXPOJARDIM e FRUTITEC/HORTITEC. É uma feira com uma temática cada vez mais importante e relevante no sucesso das produções hortofrutícolas e dos espaços de jardinagem. A feira caracteriza-se por um conjunto eclético de expositores com as mais recentes tecnologias de controlo de pragas, sejam agrícolas ou urbanas.

Os três salões compõem um certame que deverá contar com cerca de duas centenas de expositores, destinado aos profissionais do setor, esperando receber mais de 20 mil visitantes.

View Event →
Nov
23
5:30 PM17:30

As alterações climáticas em espaços verdes públicos

23_novembro.png

A ANEFA, Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Galícia e do Norte de Portugal e a AGAEXAR – Asociacíon Galega de Empresas de Xardinería tem o prazer de convidar V. Exas. para assistirem ao Workshop sobre “As Alterações Climáticas em Espaços Verdes Públicos” que irá decorrer no próximo dia 23 de Novembro, no Auditório Almeida Garrett, no Porto, conforme Programa.

Nesse mesmo dia, será assinado um protocolo de colaboração entre as duas associações, tendo em vista a troca de conhecimentos para o desenvolvimento das empresas num trabalho de qualidade que se preocupe cada vez mais com a sustentabilidade dos nossos Espaços Verdes.

Esperamos pois contar com a Vossa presença. O evento é gratuito, sendo oferecido o almoço. Contudo, a inscrição é obrigatória para o endereço geral@anefa.pt ou através do telefone 214 315 270

View Event →
Dec
15
9:30 AM09:30

Seminário "Trabalho e Pessoas"

No âmbito das Comemorações do Centenário da Inspeção do Trabalho Portuguesa, terá lugar a 15 de dezembro, pelas 9h30 na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, o Seminário “Trabalho e Pessoas”.

Esta é uma efeméride  muito especial e que merece ser celebrada, sendo um momento de reflexão e uma oportunidade para debater os problemas atuais e futuros do mundo do trabalho, sob diversas perspetivas e focos de abordagem.

Inscreva-se no site da ACT.

Programa

Mais informações: Daniela Barata | daniela.barata@act.gov.pt | +351 213 308 730

View Event →
Nov
24
10:00 AM10:00

Workshop “Casos práticos de condução de regeneração natural de pinheiro bravo”

 

O Centro PINUS tem o prazer de convidar os seus associados para o Workshop “Casos práticos de condução de regeneração natural de pinheiro bravo”.

Este workshop irá decorrer no próximo dia 24 de novembro, no auditório do Campus Agrário de Vairão da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 

 

 

Programa

10:00 - Receção e café de boas-vindas
10:30 - Início dos trabalhos (João Gonçalves, Presidente do Centro PINUS)
10:40 - Apresentação de projetos: intervenção atempada enquadrável no modelo silvícola “tradicional”
        Caso(s) no Centro litoral (Óctavio Ferreira, ICNF)
        Caso(s) em montanha no interior (António Nora, Floresta Atlântica)
        Caso(s) no Minho (Elisabete Araújo, Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho)
12:00 - Espaço para diálogo
13:00 - Almoço livre (possibilidade de reserva no refeitório mediante indicação na Inscrição)
14:30 - Apresentação de projetos: intervenção tardia e/ou em pinhal excessivamente denso
       Caso (s) em Arouca (Manuel Rainha, ICNF)
       Caso(s) em Mação (António Louro e Inês Mariano, Câmara Municipal de Mação)
15:30 - Espaço para diálogo
16:20 - Síntese: principais lições do dia (João Gonçalves, Presidente do Centro PINUS)
16:30 - Encerramento dos trabalho

Inscrição e informações

View Event →