Grupo de Certificação - ANEFA Certifica

A ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente no sentido de prestar um novo serviço aos seus actuais e futuros associados, decidiu em 2016 criar um Grupo de Certificação em Cadeia de Custódia/Cadeia de Responsabilidade.

A auditoria de concessão ocorreu nos dias 30 de Maio e 1 e 2 de Junho de 2017, tendo o Grupo “ANEFA Certifica” obtido a certificação pelos dois sistemas de gestão actualmente em vigor em Portugal, o FSC® e PEFC™.

Read More
NOTA DE IMPRENSA O Sr. Ministro da Agricultura e o desconhecimento em relação ao sector florestal

No passado dia 23 de Agosto fomos confrontados com uma entrevista do Sr. Ministro da Agricultura incitando a ANEFA “a fundamentar as críticas que foram realizadas à Reforma Florestal” e afirmar que "Dos críticos não ouvi nenhuma fundamentação, porque dizer que se está contra a reforma é muito fácil. Agora essas críticas têm de ser objetivadas".
Com esta afirmação o Sr. Ministro só veio demonstrar que, para além de ter estado desatento nas sessões onde participou, em sede de consulta pública, não leu os comentários apresentados pela ANEFA, dentro do prazo devido, denotando dessa forma o desrespeito total por quem trabalha no sector. A ANEFA esteve presente em todas as sessões de apresentação da Reforma Florestal, através de associados, membros de direção ou elementos da sua estrutura técnica e o que ouvimos em todas elas, foram críticas ao que hoje está aprovado.

Read More
NOTA DE IMPRENSA O Sr. Ministro da Agricultura e a Reforma Florestal

No passado dia 13 de Agosto fomos confrontados com uma entrevista do Sr. Ministro da Agricultura a que os representantes do sector não podem ficar indiferentes.
O Sr. Ministro compara a Reforma Florestal aprovada no Parlamento a uma Revolução na Floresta. Contudo, esquece-se que não há revoluções na floresta sem a participação de quem nela trabalha ou de quem a possui. E foi isso que aconteceu, ao contrário do “algum mérito” que o Sr. Ministro afirma que esta reforma deverá ter, pelo simples facto de ter sido aprovada no Parlamento e acompanhada pelo Sr. Presidente da República, o mérito que a mesma teve foi o de unir os agentes do sector na crítica à Reforma Florestal, numa participação que o Sr. Ministro considerou, na altura, de exemplar, com mais de 600 comentários no período de Consulta Pública que encerrou no final de Janeiro (...)

Read More
NOTA DE IMPRENSA: Ministério da Agricultura baralhado com a utilização das verbas do PDR2020

A resposta ontem dada ao comunicado da ANEFA reflete claramente a confusão que existe no Ministério da Agricultura em relação aos números do PDR2020, no sector florestal.

As notícias começam por referir os números globais de execução do PDR2020, onde reconhecemos que o sector agrícola tem um peso elevado, dando-se pois a entender que tudo vai bem na execução do Quadro Comunitário. Não é do sector agrícola que a ANEFA se refere na sua nota de imprensa, mas sim do sector florestal, onde produtores e empresas são acusados de falta de gestão profissional das florestas.

Read More
Nota de Imprensa: Empresários florestais questionam a utilização dos dinheiros do PDR2020

Numa altura em que se questiona o problema da gestão profissional da floresta, importa dar a conhecer o que se passa com a atribuição dos fundos comunitários destinados ao investimento florestal. E para isso basta aceder aos dados oficiais dos programas – o montante previsto para o sector florestal no presente quadro comunitário, que teve início em 2014, era de 569 650 903 euros (Fonte: GPP - Decisão C (2014) 9896 de 12 de dezembro de 2014)

Read More