NOTA DE IMPRENSA: Ministério da Agricultura baralhado com a utilização das verbas do PDR2020

A resposta ontem dada ao comunicado da ANEFA reflete claramente a confusão que existe no Ministério da Agricultura em relação aos números do PDR2020, no sector florestal.

As notícias começam por referir os números globais de execução do PDR2020, onde reconhecemos que o sector agrícola tem um peso elevado, dando-se pois a entender que tudo vai bem na execução do Quadro Comunitário. Não é do sector agrícola que a ANEFA se refere na sua nota de imprensa, mas sim do sector florestal, onde produtores e empresas são acusados de falta de gestão profissional das florestas.

Read More
Nota de Imprensa: Empresários florestais questionam a utilização dos dinheiros do PDR2020

Numa altura em que se questiona o problema da gestão profissional da floresta, importa dar a conhecer o que se passa com a atribuição dos fundos comunitários destinados ao investimento florestal. E para isso basta aceder aos dados oficiais dos programas – o montante previsto para o sector florestal no presente quadro comunitário, que teve início em 2014, era de 569 650 903 euros (Fonte: GPP - Decisão C (2014) 9896 de 12 de dezembro de 2014)

Read More
Centro Qualifica - ANEFA

A ANEFA, enquanto membro de um consórcio, viu recentemente atribuída pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) a responsabilidade de promoção de um CENTRO QUALIFICA. Trata-se de uma antiga ambição da ANEFA, uma vez que a maioria dos recursos humanos dos sectores que representa têm baixa escolaridade e não têm reconhecidas formalmente as competências técnicas detidas. Esta ambição da ANEFA foi-se tornando relevante ao longo dos últimos anos porque a maioria dos CENTROS QUALIFICA existentes (assim como os antigos CQEP e Centros Novas Oportunidades) nunca deram uma resposta ajustada às necessidades dos sectores florestal, agrícola e da jardinagem

Read More