ANEFA vê a sua candidatura aprovada o Programa ERASMUS +

O Programa Erasmus+ destina-se a promover o desenvolvimento de uma Europa do conhecimento, a todos os níveis da educação e formação. Pretende apoiar os esforços dos Países do Programa no sentido de utilizarem o potencial do talento e activos sociais numa perspectiva de aprendizagem de forma eficiente, confirmando em simultâneo o princípio da aprendizagem ao longo da vida mediante a ligação do apoio à aprendizagem formal, não-formal e informal nos domínios da educação, da formação e da juventude. O Programa também destaca as oportunidades de cooperação e mobilidade junto dos Países Parceiros, designadamente nos domínios do ensino superior e da formação.

A ANEFA viu aprovada a candidatura feita em consórcio com as várias entidades de diferentes países, podendo dar assim continuidade a um projecto antigo: a qualificação dos prestadores de serviços florestais e a mesma qualificação ser reconhecida internacionalmente.

Nome do projecto: Quality Forest – Proposal for a new professional qualification that includes all the competences of the European Chainsaw Certificate.

Participantes: Centre Tecnologic Forestal de Catalunya (CTFC) - Espanha
Consorci per a la Formació Contínua de Catalunya - Espanha
Centre Forestier de la région Provence Alpes Cote d’Azur - França
Ondersteunend Centrum van het Agentschap voor Natuur en Bos (OC-ANB) - Bélgica
ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente - Portugal
University of Forestry - Bulgaria
Szczecinska Szkola Wyzsza Collegium Balticum - Polónia
Zavod Za Gozdove Slovenije - Eslovénia

As organizações de Espanha, França e Bélgica, são associadas da EFESC - European Forestry and Environmental Skills Council e representam centros de formação na área florestal. A Bulgária e da Eslovénia, participam neste projecto através das Universidades em que uma é especialista na área florestal e outra no campo da pedagogia e línguas. Os representantes de Portugal, Eslovénia e Espanha (Consorci de Catalunya) são entidades interessadas em promover a qualificação e reconhecimento dos cursos, na área florestal, ao nível europeu.

Este projecto terá a duração de 24 meses e prevê-se que comece em Outubro de 2017.

Objectivos do projecto: Promover o reconhecimento do European Chainsaw Certificate e ficar acessível a todos os formandos e formadores de todos os países europeus

Criar dois novos “sistemas de certificação” para outras máquinas florestais, através da criação de novos manuais de formação para os formadores e formandos. Pretende-se que estes novos manuais e cursos venham colmatar algumas lacunas de formação reconhecida internacionalmente.

Com este projecto a ANEFA irá participar em 4 reuniões semestrais em Espanha, França e Bélgica e dará ainda apoio na elaboração dos manuais de formação e nos manuais técnicos e ainda na implementação do projecto em Portugal.

Estes manuais irão estar em Português e nas restantes línguas dos países representantes dos projectos, bem como o Inglês.