Centro Qualifica - ANEFA

A ANEFA, enquanto membro de um consórcio, viu recentemente atribuída pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) a responsabilidade de promoção de um CENTRO QUALIFICA. Trata-se de uma antiga ambição da ANEFA, uma vez que a maioria dos recursos humanos dos sectores que representa têm baixa escolaridade e não têm reconhecidas formalmente as competências técnicas detidas. Esta ambição da ANEFA foi-se tornando relevante ao longo dos últimos anos porque a maioria dos CENTROS QUALIFICA existentes (assim como os antigos CQEP e Centros Novas Oportunidades) nunca deram uma resposta ajustada às necessidades dos sectores florestal, agrícola e da jardinagem.

Perante este novo cenário, a partir de Setembro de 2017, a ANEFA poderá apoiar as suas associadas em projectos de qualificação dos colaboradores, nomeadamente ao nível da qualificação técnica. Os activos do sector florestal, agrícola ou do ambiente, assim como as empresas, poderão agora recorrer a este Pólo de Certificação de Qualificações para o Sector Florestal, Agrícola e do Ambiente, que a equipa da ANEFA vai agora criar.

A ANEFA estima que nos próximos 3 a 4 anos 50% dos recursos humanos do sector florestal, agrícola e jardinagem venham a recorrer a estes serviços para obterem as qualificações de TÉCNICO/A DE MÁQUINAS FLORESTAIS, OPERADOR/A DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS, MOTOSSERRISTA, entre outras, não através de processos de formação, mas sim, propondo-se a processos de avaliação de competências técnicas/práticas detidas e assim obter a correspondente qualificação.