O Projecto ProNatura

 

Sabia que...

A Floresta em Portugal, ocupa 39% do território nacional?

Representa 3,2% do PIB Nacional e 13% do PIB Industrial?

É responsável por mais de 260.000 postos de trabalho?

Mais de 90% da floresta Portuguesa é privada?

A ANEFA Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, criou no final do ano 2002, o Projecto ProNatura, com o objectivo de envolver de uma forma activa a sociedade na floresta portuguesa. O Projecto ProNatura ajuda a dar uma resposta de sustentabilidade a empresas com empenho nas áreas de responsabilidade ambiental e social, em parceria com empresas Nacionais e Multinacionais que acreditam que é possível voltar a ter florestas, matas e espaços verdes no futuro.

O projecto ProNatura tem como principal objectivo reflorestar zonas ardidas, reabilitar áreas degradadas, valorizar matas, florestas e parques, entre outras acções. Nos últimos 12 anos tem sido um importante contributo para a conservação da natureza, em particular dos recursos florestais e silvestres associados, visando a diminuição dos impactos negativos causado pelos incêndios florestais e a conservação do solo, da água, da fauna e da flora.

Neste âmbito é dado particular destaque às áreas comunitárias, públicas e aos povoamentos florestais autóctones.

 

O Projecto ProNatura tem por destinatárias áreas na posse ou sob gestão de entidades públicas, áreas comunitárias/públicas ou baldios, que tenham recentemente sido percorridas por incêndios florestais ou com clara necessidade de recuperação florestal ou ambiental.

Por outro lado, o estímulo à plantação terá por efeito multiplicador a intervenção de empresas e trabalhadores rurais, com os consequentes impactos sociais benéficos, sobretudo nos meios rurais. Em simultâneo, através da promoção de acções de plantação, em particular com espécies autóctones (azinheira, sobreiro, castanheiro, carvalhos, pinheiro bravo e pinheiro manso, etc.), pretende-se corrigir os defeitos da recuperação de áreas ardidas apenas pela regeneração natural sem condução silvícola adequada, fomentando igualmente a gestão florestal sustentável.

As plantas florestais utilizadas no âmbito do ProNatura, são certificadas e provenientes de viveiros florestais devidamente certificados. O desenvolvimento do projecto tem por base o estabelecimento de uma parceria entre três tipos de entidades: a entidade promotora, no caso a ANEFA, as Empresas Parceiras (instituições e empresas com uma política de responsabilidade social ligada à conservação ambiental) e as Entidades Destinatárias, ou sejam as detentoras ou gestoras dos espaços onde as plantas florestais serão instaladas.

O Projecto ProNatura tem por destinatárias áreas na posse ou sob gestão de entidades públicas, áreas comunitárias/públicas ou baldios, que tenham recentemente sido percorridas por incêndios florestais ou com clara necessidade de recuperação florestal ou ambiental.

O Parceiro de reflorestação tem como grande contrapartida a mais-valia de criar uma nova e melhor floresta para as gerações futuras. São colocadas placas indicadoras da oferta com referência à Empresa Parceira, através da aposição do seu logótipo e designação respectiva, bem como da sua mensagem ambiental, indicação do Projecto ProNatura/ANEFA, pelo período de 2 anos.

Em nome da floresta, o ProNatura agradece.

oak-leaves-84262_1920.jpg

Desde o início do projecto ProNatura, a ANEFA com os seus parceiros já plantou mais de 725.000 plantas de norte a sul do país. Este ano queremos chegar às ilhas!

Quer contribuir para o aumento deste número? Quer contribuir para a reflorestação de áreas ardidas e degradadas, com espécies autóctones? Quer plantar connosco uma ou várias espécies de norte a sul do país? Quer ser uma empresa parceira do ProNatura?

Contacte-nos e fique a saber quais as áreas de plantação disponíveis.
Visite-nos também na nossa página do Facebook.